segunda-feira, 26 de julho de 2010

Como cuidar de seu filhote yorkshire


Os filhotes de York nascem com ouvidos e olhos selados e com a coloração chamada "black and tan" preta e marcação canela no peito, no focinho, bochechas, sombrancelhas, patas, dentro das orelhinhas e ao redor do ânus. O peso normal de um York ao nascer é de 100 a 150 gramas, podendo variar conforme o tamanho da matriz e do padreador. O rabo deve ser cortado por um veterinário na primeira semana de vida, de referência com 4 dias de vida, mas pode-se optar por deixar a cauda inteira, sendo aceito emexposições ambos os casos no Brasil. Dica: Prefira o corte seco que não necessita dar pontos. é menos doloroso para o filhote.
Curiosidade:
Em alguns países da Europa é proibido cortar a cauda dos cães.

Aos 10-12 dias os olhinhos começam a abrir e aos 13-15 o canal auditivo. Aos 20 dias ficam de pé, cambaleante e aos 25 se firmam. Aos 16-21 controlam a micção e dormem cerca de 90% do tempo. Atenção: Os filhotes não possuem controle próprio de sua temperatura, portanto a mãe deve ficar constantemente perto dos filhotes para aquecê-los ou eles poderão morrer de frio. Uma Dica é colocar uma lâmpada de 60W a 1 metro de distância acima da caixa dos filhotes.
Aos 30 dias de vida eles já estão fortes o bastante para serem desmamados. Deve-se dar papinha de desmame (à venda em pet shops) ou ração filhote moída e misturada com água morninha, e nunca leite. Recomendamos Purina Pro Plan Puppy Chicken & RiceDica : Caso a fêmea tenha pouco leite recomendamos complementar com leite em pó NAN 1 da Nestlé ®, encontrado em supermercados e farmácias.



Dos 40 aos 70 dias é necessário colocar a talana orelha do filhote.


Veja como clicando em Dicas.
Aos 2 mêses de vida os filhotes já são mais brincalhões e já é possível notar melhor suas diferentes personalidades, sendo a melhor época para se escolher o seu filhote. Dica: Escolha o filhote primeiro pela pers
onalidade e só depois pela aparência física. Se ele for muito agitado e o seu estilo de vida for mais calmo, você poderá não se adaptar ao filhote. O temperamento do York é calmo mas existem exemplares mais agitados. Tenha paciência e siga o conselho do criador idôneo.
Aos 5 mêses ele já terá esta aparência, seu pêlo já deve ser cuidado escovando-o com mais intensidade. Dica: Recomendamos utilizar shampoo e creme rinse (Elséve é uma boa opção) e antes do banho passe Mink Oil (produto importado à venda em pet-shops). Use escova de pinos lisa e pente de metal para desembaraçar.



Saiba mais em Dicas :


Com 1 ano de vida eles já são adultos e pode-se começar a dar a ração para cães adultos (recomendamos Purina ProPlan Adult chicken & Rice). Para o pêlo ficar brilhante e encostar no chão é necessário papelotar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário